04 janvier, 2007

fantasia do harém

O subtítulo da coluna do C. Calligaris de hoje na Folha é "A desigualdade produz, nas elites, a fantasia de estar num harém de corpos escravos". Ele fala do Filme "Em Direção ao Sul" de Laurent Cantet, que está em cartaz em SP, e que mostra mulheres norte-americanas em turismo sexual no Haiti.
Como de costume, ele utilisa a trama do filme para mostrar conceitos muito mais profundos. Neste caso, o sugeito é a fantasia (sexual) de dominação, tão corriqueira para grande parte dos humanos. Sem perder a oportunidade, o Calligaris aplica a mesma idéia para dizer que isso seria uma das causas da estúpida desigualdade brasileira.
O raciocínio explicaria grande parte do turismo sexual que existe no mundo (muitos seriam incapazes de desejar outra pessoa de mesma condição social, e precisariam de um 'corpo', de um outro do 'andar de baixo', sem cidadania).
Eu tenho que lembrar que muitos estudos tecem o mesmo raciocínio para explicar dois outros sujeitos: as necessidades humanas de poder e riqueza. Parece que são dois outros conceitos que se sustentam na mesma desigualdade; seriam algo como "pouco importa o quanto tenho de poder ou riqueza, e sim o quanto tenho mais que as outras pessoas".
Quanta futilidade humana!
Tudo isso é interessante por nos ajudar a compreender melhor o proximo, ser mais empático (ou até, talvez, para nos conhecer melhor).

Aucun commentaire: