04 janvier, 2007

causas da obesidade

No Folha Equilíbrio de hoje saiu um artigo curioso, sobre as causas do aumento da gordura humana. é uma versão brasileira de artigo da New Scientist.
Vale um resumo e umas considerações no final:
Se não se discute que as pessoas cada vez mais comem demais e queimam energia de menos, por outro lado tem-se feito pesquisas para explicar melhor as origens do problema.
Os autores compilalam os dez principais fatores correlacionados:
  1. Pouco sono: menos horas de sono está ligado a mais massa, e as pessoas têm dormido menos;
  2. Poluição: ratos expostos a poluentes ambientais engordam muito; o mesmo deve se aplicar aos humanos. Como engolimos, inalamos e absorvemos pela pele diversos poluentes químicos...
  3. Controle do Clima: ajustar a temperatura corpórea requer queima de energia. Cada vez mais vive-se em ambientes climatizados, confortáveis. Portanto... passar frio ou calor seria saudavel!
  4. Iguais se atraem: os gordinhos se atraem e vão ter filhos com componente genético para a a causa;
  5. Um pouco mais velhos: a população esta envelhecendo e a idade esta relacionada com aumento de peso. Neste item os autores incluem ainda o aumento de populações com maior indice de obesidade, como a negra e a mexicana.
  6. Menos fumo: o cigarro está relacionado a menor massa corpórea. Para os casos em que está diminuindo o fumo, como nos EUA ou no Brasil, essa é uma causa importante.
  7. Efeitos pré-natais: filhos de obesas tem probabilidade muito maior de serem obesos. Fetos que 'passaram fome' também!
  8. Mais medicamentos: muitos medicamentos levam a aumento de massa. Eles falam em ganho de 5kg para mulheres após dois anos do uso de pílulas anticoncepcionais!
  9. Mães maduras: mães mais velhas têm filhos mais gordos, e o primogênito também costuma ser mais gordo que os outros. Como as mulheres têm tido filhos mais velhas, e em menor número...
  10. Gordura e fertilidade: pessoas mais gordas têm mais filhos.
Interessante! Agora umas considerações:
O artigo não comenta questões que considero fundamentais e por isso não sei se foram ponderadas nos estudos, como a influência cultural:
  • filhos de gordos: são mais gordos por componentes genéticos ou mais gordos porque os pais dão porcarias para eles comerem?
  • Em muitos casos, as pessoas mais educadas/cultas/ricas são mais magras. Onde são consumidos mais refrigerantes, açucar, gorduras e carboidratos? Normalmente não são nas mesmas casas onde as frutas e legumes têm preponderância.
Quando falam dos 5kg causados pelos anticocepcionais, embora eu não seja conhecedor, sei muito bem que uma pílula da década de 70 não tem nada a haver com uma pílula de ultima geração!

Aucun commentaire: