16 mai, 2006

terrorismo em São Paulo

Estamos todos chocados com o terrorismo do crime em São Paulo.
Este é mais um capitulo da violência endêmica na sociedade brasileira, que ja tratei diversas vezes neste blog.
Para que a coisa não se repita, as policias terao que agir. Não basta neutralizar este comando terrorista do tal PCC, é preciso eliminar as causas da organização e impedir o aparecimento de outras lideranças do crime.
Nada como um terrorismo no quintal para nos lembrarmos de Guantanamo do Bush... Mas a realidade é que precisamos resolver a questão de forma positiva, sem recair nas facilidades da supressão do estado de direito.

A imprensa (como de costume) fatura alto com as bobagens publicadas. Agora tenho que ver até sociologo frances dizer que a causa é a exclusão social no Brasil! (o mesmo foi repetido pelo Dimenstein hoje). Eu pediria para eles relacionarem disputa de poder nos presidios com exclusão social...

Essa exclusão social brasileira é escandalosa e vergonhosa, mas resumir todos os problemas brasileiros a isso é uma mistura de ingenuidade com ma fé. Embora parte da violência brasileira seja conseguência da exclusão social, a meu ver a maior causa dessa violência independe da desigualdade social, e sim é uma questão cultural, esta disseminada nos costumes. Outros textos meus sobre a questão podem ser acessados a partir daqui e daqui.

Aucun commentaire: