10 octobre, 2005

Plebiscito do desarmamento

Há dois meses, quando escrevi sobre isso (http://grula.blogspot.com/2005/08/referendo-sobre-venda-de-armas-e.html), esperava que o plebiscito instigasse as pessoas a discutirem e pensarem a respeito da violência brasileira.
Agora, vejo que as pessoas tem discutido o desarmamento, mas nao no sentido que eu gostaria, que é de levantar a questao do excesso de violencia disseminado pelo pais. Pelo menos, o plebiscito tem servido para fazer as pessoas conversarem sobre algo importante, e fora da nulidade de novelas e futebol, embora a um alto custo (algo como R$ 250 Milhões).
Um sinal da importancia dessa maior participaçao popular sao os argumentos utilizados, onde grande parte chega a ser engraçado de tão estapafurdio!
No texto anterior sobre este referendo, eu nao tinha tomado uma posiçao. Agora, meu voto é pela proibiçao da venda de armamentos. Embora essa proibiçao atinja meus valores libertarios, reconheço seu valor face aos numeros do 'desarmamento' (significativa queda de homicidios em 2004 nos estados onde houve maior recolhimento de armas) e causas banais de parte dos homicidios (brigas de bares, acidentes domesticos...).
Um bom artigo pelo 'sim', é um editorial da Folha de ontem (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0910200501.htm).

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Até que enfim concordamos em algo, hein Alisson!
Agora vou seguir lendo seus outros tópicos! Beeeeeeeeejo

Alisson Dias Junqueira a dit…

Legal Mayumi! Assim nao fico sendo tão 'do contra' :))