06 novembre, 2009

se locomover pela França

(Mais umas dicas para brasileiros vindo passear em Paris e na Europa, seguindo a série 'dicas Paris' ou 'dicas Europa', também acessíveis pelo menu (‘Libellés du Grula’) ao lado)

9) Transportes pela França:

Para viajar pelo interior da França tem-se duas opções: trem ou carro.
  • Os trens cobrem quase todo o país e o serviço é correto. Existem os trens normais e os TGVs (alta velocidade). Veja em www.voyages-sncf.com todas as informações. Como falado em outro post, é importante se programar e comprar as passagens com antecedência para se ter disponibilidade e preço baixo!
  • Para passear pelo interior do país, um carro alugado é a melhor opção (você pode também fazer um grande deslocamento de TGV e pegar o carro no destino para conhecer a região). O carro lhe permite chegar a muitos vilarejos bonitos ou pitorescos e fazer o seu roteiro com toda liberdade. Dirigir na França é fácil, mas tem algumas diferenças de regras e você deve ser o mais educado possível.
Se a opção for alugar um carro, um GPS deve lhe ajudar bastante (embora seja bem sinalizado em geral, você terá dificuldade de encontrar alguém para pedir indicações). Assim, sugiro que você confira se o carro terá um GPS, e caso contrário, compre um aqui: ele lhe servirá na Europa (inclusive em português) e no Brasil com a atualização do mapa (os modelos Tomtom parecem ser a melhor opção, verifique!) e não são caros aqui (infelizmente a maioria das companhias insiste em vender produtos antigos por preços altíssimos no Brasil...).

Agora, se seu caso é de ir apenas a alguns destinos clássicos a partir de Paris, como Le Mont Saint Michel, Châteaux de la Loire, etc., e você queira simplificar seu trabalho, veja as excursões de um dia para estes destinos, como em www.pariscityrama.fr.

Aucun commentaire: