04 novembre, 2009

se locomover em Paris

(Mais umas dicas para brasileiros vindo passear em Paris e na Europa, seguindo a série 'dicas Paris' ou 'dicas Europa', também acessíveis pelo menu (‘Libellés du Grula’) ao lado)

8) Transportes em Paris:

Para se deslocar em Paris as opções são muitas. Voilà meus comentários sobre cada uma, por ordem de preferência (minha):
  • A pé: andar é uma das melhores coisas a se fazer em Paris! Tudo (quase) é bonito, e para apreciar a cidade você precisa fazê-lo ao ritmo de um passeio, precisa flanar! Mais: a cidade é pequena (10km de diâmetro), e a maior parte do que interessa está concentrado no centro (para ‘um marinheiro de primeira viagem’).
  • Bicicleta: é ótimo! Se você encara uma bike no Brasil, aqui é fácil: tem bicicletas da cidade em livre-serviço (Vélib: www.velib.paris.fr, você passa seu cartão de crédito para usá-las e custa quase nada), tem bastante ciclovias e os motoristas são educados (muito mais que os brasileiros!). É ótima opção para deslocamentos curtos por Paris (menos que 30min).
  • Metrô: bom serviço (dentro de Paris), embora tenha grandes diferenças entre as linhas. É subterrâneo e feio, mas bom para se deslocar dentro de Paris. Apesar de sempre ter uma estação perto de você, é melhor andar um pouco até uma estação onde passa a linha que lhe interessa, ou seja, evite as baldeações desnecessárias.
  • Ônibus: muito bons, confortáveis, limpos, motoristas educados (e que muitas vezes falam inglês), ótimo visual da cidade. Só não se tem garantia do tempo do trajeto, devido aos congestionamentos e coisas que tais.
  • RER: é o trem metropolitano para distâncias longas. É subterrâneo (em Paris), sujo, feio, e difícil de usar. Fuja dele, a menos que você esteja hospedado fora e em um lugar bem atendido pelo RER. Entretanto, o RER é ótimo para se ir a locais afastados, como a Versailles.
  • Táxi: em cada cidade, uma história. Em Paris taxi é um serviço ruim e caro! É para ser usado em caso de necessidade (quase nunca). Para conseguir um taxi, procure um ‘ponto de taxi’ nas ruas, hotéis, etc. Não espere que um taxi vá parar no meio da rua para você!
Os transportes públicos (Metrô, ônibus, RER) estão em www.ratp.fr, onde você encontra TODAS as informações necessárias, inclusive o melhor meio para se deslocar entre dois pontos na Grande Paris (e funciona, é excelente!). Para se usar estes transportes existem algumas opções de tarifas e modalidades de pagamento. Minha sugestão para se fazer turismo dentro de Paris é que se compre “un carnet” (ân carnê) para Paris (zona 1 e 2), ou seja, um conjunto de 10 tíquetes unitários que servem para todos os transportes públicos dentro de Paris. (você valida o tíquete na entrada e conserva-o até a saída).

Se seu tempo é curto em Paris e você quer ter ‘uma visão’ da cidade, vale fazer um sightseeing em ônibus abertos (les cars rouges e l’opentour). Existe também o barco batobus que funciona de maneira semelhante (você entra e sai em qualquer ponto), mas apenas no rio Seine.

Aucun commentaire: