01 février, 2006

Meatrix II

Continuando o artigo anterior...
Os ativistas do lobby do qual o Matrix faz parte nao querem a produçao de alimentos industrial (fazendas industriais, agropecuaria em grande escala). Entao preciso perguntar:
Sem isso, como pretendem alimentar todas as pessoas? Eles esquecem que nosso planeta é muito mais que a rica Europa, que muitas pessoas passam fome. é muito facil para quem é rico dizer que as fazendas industriais devem ser extintas, porque eles podem pagar por alimentos do 'terroir', produzidos artesanalmente (e os que desejam ja o fazem!).
Obviamente os ricos que podem pagar por um produto 'organico', 'bio' ou com a qualidade desejada, ja o fazem e a produçao industrial em nada atrapalha, do contrario, ajuda a segurar os preços em baixo.

No séc XVI, o rei frances Henri IV era considerado um lunatico porque desejava que todos os franceses pudessem comer frango no domingo... hoje eles sao os maiores consumidores de caviar (até a extinçao breve, claro), que chega a custar uns €70mil/kilo (na França).
Nossos conterraneos brasileiros, salvo os indigentes, podem comer carne de BOI pelomenos uma vez por semana, hoje. Como se deu esse milagre?
Alguém muito tempo atras previa que a Terra nao suportaria o crescimento da populaçao por mais algumas décadas... e estamos bem vivos, hoje, varios séculos depois. Como foi possivel?
Claro, agricultura ‘industrial’ mesmo. O mesmo vale para a produçao de carnes, ovos, laticinios...

Embora a produçao ‘industrial’ de alimentos tenha desvantagens (como poluiçao, uso de agrotoxicos, etc, como eles alardeiam), tem também as vantagens, e a principal delas é Terra conseguir sustentar bilhões de pessoas.

Os Ministros Roberto Rodrigues e Celso Amorim nao gostariam nada de ver essas coisas. O Brasil tem trabalhado duro para derrubar as aberrantes barreiras dos paises ricos contra a agropecuaria brasileira, e esse Meatrix vai justamente no sentido contrario.
Sabidamente, o dinheiro e o poder que sustentam a ineficiente agropecuaria europeia sao muito grandes (do tamanho das respectivas barreiras comerciais).

O Meatrix visa banir a industria alimenticia para acabar com as consequencias nao desejaveis.
A soluçao razoavel (e que tem sido utilizada) é atuar para melhorar, limitar e minimizar os efeitos ruins, como varios pesticidas que ja foram banidos.

Claramente o Meatrix e seu ativismo nao é outra coisa que um dos instrumentos de sustentaçao dos absurdos da politica agricola europeia, tudo patrocinado pelos bilhoes de euros de subsidios anuais que seus produtores recebem.

Aucun commentaire: