08 septembre, 2005

pressão por um mundo melhor

As vezes o uso de oleo-de-peroba se torna menos facil. Um caso classico do uso exacerbado da cara-de-pau é o comércio internacional: a defesa do livre comércio pelos paises (ricos) nao possui correspondencia nas suas praticas. Saiu ontem o relatorio de 2005 do PNUD (programa da ONU pelo desenvolvimento) dificultando o uso de oleo-de-peroba pelos paises ricos.
O relatorio mostra porque os paises ricos impedem o crescimento dos paises pobres:
Quanto às barreiras comerciais (alfandegarias ou nao), o relatorio diz: "Les barrières commerciales auxquelles sont confrontés les pays en développement exportant vers les pays riches sont, en moyenne, trois fois plus élevées que celles qui frappent les échanges entre pays riches". E "Cette taxation perverse et ces politiques commerciales inéquitables continuent d'empêcher des millions d'habitants dans les pays les plus pauvres du monde de sortir de la pauvreté, maintenant des inégalités obscènes".
Quanto aos subsidios: Apenas os subsidios dos paises ricos à agricultura é suficiente para os transformar nos principais paises exportadores de produtos agricolas. Ou seja, seus subsidios, além de fechar seus mercados internos aos paises pobres, impede o comercio agricola entre os paises em desenvolvimento. A força do Brasil neste mercado é uma excessao e o pais se impoe apesar dos paises ricos.
Somando as barreiras aos subsidios, tem-se porque os ricos sao responsaveis por grande parte da 'desigualdade obscena' entre os paises, como diz o relatorio do PNUD.
Outro indicador: o Brasil tem ganhado todas as disputas agricolas na OMC contra os ricos.
Alguns numeros: Uma vaca europeia 'recebe' 2€/dia de subsidio. No açucar, a Europa paga 4 vezes mais que o preço internacional do açucar a seus produtores.
Os ricos reclamam da produçao com mao-de-obra 'escrava' nos pobres. Eu pergunto: a escravidao é causa ou consequencia da politica dos paises ricos?
Aqui na Europa cresce a pressão popular para reduzir a imigraçao lixo (que sobrecarrega o sistema de bem-estar social, eleva as taxas de desemprego e aumenta a criminalidade, embora estes imigrantes lixo fazem os trabalhos que os europeus nao querem fazer, e por preços modicos...). Como os governos têm respondido a isso? Fechando as porteiras e aumentando a repressao, ou seja, atacando as consequencias. Mas se quiserem atacar as causas, terao que agir para reduzir a desiqualdade socio-economica existente entre os povos, e o relatorio do PNUD de ontem mostra de forma contundente uma dessas causas (talvez a maior)!

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Me desculpe mas esse texto é o único que vale a pena ser levado a sério... o resto tem tanto rancor, tanta agressividade que é melhor esquecer... dá uma lidinha na Carta Capital dessa semana (14/09/05), que não ignora a crise muito menos a decepção, mas também não ignora que nada disso é novidade e vem de longe...

As fotos são lindas... os comentários tristes e vou parar por aqui, ou melhor, só vou fazer mais um, de um texto antigo, em nome da nossa amizade porque, se continuar lendo essas coisas, não vai dar...

Alisson Dias Junqueira a dit…

Denise,
Meus comentarios politicos sao agressivos e rancorosos? Eu nao gostaria que fosse assim! Mas antes isso que nao participar.
Nao escrevo para entristecer meus amigos, e sim para levantar a discussao, ou melhor, o pesar! Se nos brasileiros pensassemos mais, teriamos um pais melhor, mais egualitario, mais justo, mais honesto, com muito menos corrupçao. Neste caso, um partido politico que obstuiu o congresso (ao invés de defender o pais, se opor às coisas erradas, brigar pelas coisas certas, propor idéias, pensar e agir a favor do Brasil) nao seria premiado na eleiçao seguinte.

Eu nao tenho acesso aos textos da Carta-Capital aqui. Mas sao problemas antigos? Entao tem que corrigir. Mas a corrupçao ao grau petista, eu desconheço, até onde sei, isso é novo.

Obrigado pelas fotos :)
Beijos, A