Esta ocorrendo uma onda crescente de protestos na França e nos ultimos dias tenho recebido emails de amigos perguntando sobre o que esta ocorrendo e se estamos bem. Entao aproveito para responder a todos...
Posso dizer que ainda nao vi 'in loco' nada disso, ou seja, conheço tudo pela imprensa.
Ha mais de dez dias que tem ocorrido atos violentos de protesto (eu prefiro chamar de vandalismo) durante as noites, inicialmente na grande Paris, e depois em cidades por todo o pais.
A motivaçao? Nao sei! Como nao é um protesto organizado e nao tem motivos definidos expostos, fica dificil dizer a causa. Entretanto, como é um movimento que começou e tem se alastrado pela França, entendo que uma causa provavel seja uma insatisfaçao disseminada. Tem-se apontado questoes como desemprego e discriminaçao.
Eu posso dizer uns motivos mais ou menos vagos, como:
> os franceses sao reclamoes, no sentido de nao sofrer quietos. Exemplos: Revoluçao Francesa, greves a toda hora, reclamaçoes de todos os tipos que vejo em todos os lugares.
> a Igualdade, um dos tres lemas da Republica francesa, é como no Brasil: "uns sao mais iguais que outros", como se diz por la. Exemplo: As escolas (publicas) dos ricos sao muito melhores que as dos pobres; o mesmo vale para a saude e outros serviços publicos...
> discriminaçao... aqui, adora-se qualquer coisa que leve o adjetivo 'privé', ou seja, VIP, exclusivo. Na mesma linha, outro adjetivo adorado (inclusive pelo mundo inteiro que vem fazer compras aqui) é 'luxo'. E esses adjetivos so se sustentam nos seus opostos.
> a desigualdade social na França pode ser menor que no Brasil, como muitos dizem, mas a que eu vejo nas ruas nao me parece. E essa desigualdade tem aumentado.
> a taxa de desemprego media aqui é algo como 10%, mas nas regioes pobres (algumas periferias parisienses) , chega a passar de 40%.
> embora o Estado aqui seja uma mãezona e gaste muito dinheiro em beneficios sociais, isso nao parece resolver o problema da pobreza. Um dos motivos é que o gasto é de ma qualidade.
> os ministros Villepin e Sarkozy disputam antecipadamente a vaga de Presidente da França e têm se atrapalhado em suas funçoes atuais. Para aparecer, o Sarkozy tem combatido fortemente os imigrantes ilegais e endurecido na tolerancia aos islamicos (o que atinge boa parte dos pobres). O Villepin e sua turma nao tem obtido grande sucesso no crescimento da economia, geraçao de empregos e reduçao do déficit publico.
> A França proibiu o uso de simbolos religiosos nas escolas, o que incomoda especialmente os islamicos. Como aqui existe uma grande comunidade islamica, especialmente nas periferias pobres que fomentam os protestos, nao descarto participaçao dos lideres religiosos...
O que vai acontecer? Nao sei. Espero nao ver 'in loco' outra Revoluçao Francesa... espero nem ver ao vivo qualquer violencia, assim como desejo que melhore a situaçao dos pobres.